UOL

São Paulo, quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Porta-voz nega substituição

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O porta-voz André Singer disse ontem que "não está na pauta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a substituição de ministros". Segundo ele, essa declaração é "peremptória e clara em si mesma". Singer se referia a notícias sobre a queda do ministro dos Transportes, Anderson Adauto, acusado de envolvimento em desvios na Prefeitura de Iturama.
O presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), disse ontem que foi informado sobre as denúncias há um mês e meio. Costa Neto teria investigado e concluído que o ministro não teve participação no suposto desvio.
O deputado disse que entregou cópias do dossiê sobre Iturama a um assessor de José Dirceu (PT), atual ministro-chefe da Casa Civil, dias antes da posse de Adauto. Ontem, Costa Neto mostrou documento enviado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais ao Tribunal de Justiça do Estado que inocenta Adauto.
"Ante a evidência de não-participação do deputado Anderson Adauto Pereira nas irregularidades em tese ocorridas na administração da Prefeitura Municipal de Iturama na gestão 1993/1996, requer o Ministério público o arquivamento dos autos em relação ao citado deputado estadual", diz o ofício de 19 de junho de 2001.
Segundo o Ministério Público, "a única ligação do deputado Anderson Adauto com os fatos em apuração se restringe à locação das salas onde antes situaram as sedes das empresas acima mencionadas [Construtora Triângulo, Líder Engenharia e Coem". Ora, tal fato não o liga a ilícito algum".
Costa Neto disse que a denúncia surgiu quando o PL de Iturama tentou impedir o ingresso de Aelton de Freitas, suplente do então senador José Alencar, no partido. Freitas foi prefeito de Iturama na época das irregularidades: "Investiguei tudo e vi que não tinha nada. O Ministério Público arquivou tudo. Boto a mão no fogo pelo ministro. Mas eu destituí a direção do PL em Iturama e entreguei o partido ao senador Aelton. Eles não aceitaram e ficaram divulgando esse dossiê à imprensa".


Texto Anterior: Vice diz que Lula escolheu Adauto
Próximo Texto: Pivô de acusações é apadrinhado pelo ministro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.