São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Cinco ficaram feridos; polícia não confirmou número oficial de vítimas

Confronto deixa um morto em MT

HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Um confronto entre posseiros de terra e funcionários de uma fazenda deixou ao menos um morto e cinco feridos, segundo a Polícia Militar, em Aripuanã (976 km de Cuiabá), ao norte de Mato Grosso, próximo à Rondônia.
O delegado da Polícia Civil José Carlos Damian recebeu a notícia de que cinco morreram. Até o fechamento da edição, os investigadores João Cícero de Jesus e Francisco Canindé de Brito, que foram enviados à área, não haviam confirmado o número de vítimas.
A propriedade onde ocorreu o confronto fica a 140 km da cidade de Aripuanã, em região de difícil acesso, segundo Damian. Os dois policiais foram de avião emprestado pela prefeitura ao local, mas não puderam voltar à noite devido à falta de visibilidade.
O hospital Cristo Rei de Aripuanã disse ter recebido no fim da tarde de quatro pessoas feridas a bala e a golpes de facões. O estado de saúde deles, segundo um funcionário, era grave. Mais feridos eram esperados no fim da noite.
Damian disse que os posseiros não são ligados a sindicatos ou movimento de sem-terra.
Segundo o delegado, funciona na região esquema de grilagem, possível motivo para o confronto. "Os posseiros invadem a fazenda e depois pedem dinheiro [ao ruralista] para desocupar a área. É uma espécie de câmbio negro."
Os conflitos se estendem há pelo menos dois anos. Em 2003, cerca de 120 posseiros fecharam a propriedade, barrando PMs de tentar cumprir reintegração de posse.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Puros negócios
Próximo Texto: MST invade área do Grupo Votorantim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.