São Paulo, terça-feira, 22 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SOFISMA ESTATÍSTICO

Na TV, governo do Rio manipula dados sobre crescimento dos empregos
O governo do Rio de Janeiro tem veiculado propaganda de TV em que anuncia um crescimento do nível de emprego no Estado três vezes maior do que a média brasileira em 2004.
Os números não batem com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. Os dados do cadastro, confirmados por outros índices de emprego, apontam que o total de postos de trabalho com carteira assinada no Rio cresceu, na verdade, menos do que no restante do país em 2004 (incremento de 4,48% para o Estado contra 6,55% no Brasil).
A base de dados é a mesma usada pelo governo de Rosinha Matheus (PMDB) para anunciar: "O número de empregos criados aqui cresceu três vezes mais que a média nacional".
A diferença está no tipo de comparação feita pelo Estado.
Segundo sua assessoria, a propaganda de Rosinha usou números do Caged em apenas dois períodos: de janeiro a abril de 2003 e 2004.
Comparando apenas os dois períodos, no país e no Estado, o Rio chega ao surpreendente crescimento de 270,5%. A média nacional, a 81%.
DA SUCURSAL DO RIO


Texto Anterior: Renan sugere reforma política fatiada
Próximo Texto: Legislativo: Assembléia vota lei de venda de ações de energia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.