São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

Marta usará o mesmo comitê de Lula em 2002

LUCIANE SCARAZZATI
DO "AGORA SÃO PAULO'

O Diretório Municipal do PT já escolheu a sede da campanha da prefeita Marta Suplicy (PT) à reeleição: será o mesmo prédio que foi usado na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. O imóvel fica na rua José de Magalhães, na Vila Mariana (zona sul da capital), e tem cerca de 1.700 m2.
O contrato foi fechado em abril, e o prédio deve ser usado pelo partido "até o fim do ano", segundo o presidente do diretório, Ítalo Cardoso, que também é um dos coordenadores da campanha. São três andares com quase 30 salas, seis banheiros, auditório, cozinha e estacionamento para 15 carros.
Corretores de imóveis da região afirmam que o aluguel estava sendo negociado a R$ 28 mil mensais. Cardoso diz que o partido está pagando "bem menos". "Falamos direto com a proprietária", afirma. Na campanha de Lula, o aluguel foi de R$ 24 mil por mês.
Desde o começo de abril, cerca de 20 pedreiros e pintores trabalham no local, de acordo com o vigia Jairo Leite Costa, 35 anos. Na tarde de ontem, ele usava um crachá que o identificava como funcionário do Diretório Municipal do PT. "Estamos corrigindo problemas pequenos", disse o pintor Manuel de Souza, 35. "As paredes têm algumas trincas, e a pintura está velha. Mas não é nada grave."
Cardoso conta que o partido escolheu esse prédio por causa da localização. "Fica a apenas três quadras da sede do diretório", relata. Os móveis e equipamentos que serão usados ainda não chegaram ao local. "Ainda estamos arrumando o prédio", completa.
Os vizinhos já comentam a mudança. "Já veio gente do PT e falou que aqui vai ser o comitê da Marta", comenta o taxista José dos Reis, 46, que trabalha no ponto em frente ao prédio. "Espero que o movimento aumente."
Moradores de edifícios do mesmo quarteirão contam que o prédio foi construído há cerca de 30 anos e já abrigou uma fábrica de máquinas de escrever. Depois, foi ocupado pela Universidade Ibirapuera (Unib), que deixou o ponto em janeiro de 2002.
De maio a novembro de 2002, o imóvel foi usado como comitê central da campanha do PT ao Planalto. Nessa época, quase cem pessoas trabalhavam lá. O então candidato Lula tinha uma sala, assim como o coordenador da campanha, José Dirceu (atual ministro-chefe da Casa Civil), e o coordenador do plano de governo, Antonio Palocci Filho (Fazenda).
Oficialmente, a campanha para a reeleição da prefeita Marta Suplicy (PT) só começa em julho. Nos bastidores, porém, articuladores já planejam a disputa.
Na linha de frente estão o secretário municipal de Governo, Rui Falcão, o secretário de Abastecimento, Valdemir Garreta, e o presidente do diretório municipal do PT na capital, Ítalo Cardoso.
A grande arma de Marta é o projeto dos CEUs (Centro Educacional Unificado), os famosos escolões construídos na periferia e que são abertos à comunidade. Tanto esforço é justificado pela importância de São Paulo no cenário nacional. A conquista da prefeitura da capital é um importante passo também para a reeleição do presidente Lula em 2006.


Texto Anterior: Eleições 2004: Alckmin escolhe Saulo e tenta barrar prévia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.