São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Condoleezza Rice, que chega ao país na terça, diz que Brasil tem fins civis

Secretária dos EUA defende programa nuclear brasileiro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

DA FOLHA ONLINE

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Condoleezza Rice, que chega ao Brasil na próxima terça-feira, disse ontem, em entrevista a uma emissora de rádio russa, que as atividades nucleares do Brasil não são motivo de preocupação para os Estados Unidos.
Ao ser perguntada sobre países que têm armas nucleares ou potencial para desenvolvê-las, Rice disse que é necessário convencer esses países de que as armas nucleares não são necessárias.
"Eu não tenho preocupação, por exemplo, de que o Brasil procure desenvolver armas nucleares. O Brasil procura energia nuclear com fins civis", afirmou ela.
"Na verdade, provavelmente teremos de achar maneiras para que os países desenvolvam programas nucleares com fins civis com a certeza de que eles não estão buscando o desenvolvimento de armas."
A secretária americana esteve na Rússia anteontem, onde se encontrou com o presidente do país, Vladimir Putin.

No Brasil
Condoleezza Rice estará no Brasil na terça-feira, em sua primeira viagem ao país desde que assumiu o cargo no início do ano. A secretária vai discutir com o governo brasileiro temas como a democracia na região, o livre comércio e o desenvolvimento sustentável, de acordo com a embaixada dos EUA no Brasil.
Com uma carreira diplomática orientada a conflitos e distante dos assuntos latino-americanos, a primeira visita da ex-assessora de Segurança Nacional tem sido esperada pelo governo brasileiro com expectativas.
O Itamaraty considera a vista "simbólica" porque representaria o estreitamento das relações com os Estados Unidos. Será a segunda vista ao país de um secretário de Estado americano em seis meses, já que o antecessor de Rice, Collin Powell, visitou o Brasil em outubro do ano passado.
Segundo o Itamaraty, a visita deverá também preparar a viagem do presidente George W. Bush ao Brasil, que deverá ocorrer em novembro.
Na terça-feira, Rice encontra-se com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também participa de um jantar no Itamaraty.
Na quarta-feira de manhã, Rice fará uma palestra no auditório do Memorial Juscelino Kubitschek. Depois da palestra, Rice segue para Colômbia, Chile e El Salvador.


Texto Anterior: Questão indígena: Rádio faz campanha contra demarcação
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.