São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLHA

Alba Zaluar vai estrear amanhã como colunista

DA SUCURSAL DO RIO

A antropóloga Alba Maria Zaluar, uma das principais pesquisadoras de violência urbana do país, estréia amanhã como colunista da Folha na pág. A2.
Assume como titular da coluna às segundas-feiras no lugar do economista João Sayad, que foi para a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Zaluar publicou vários livros, entre os quais se destacam "Integração Perversa - Pobreza e Tráfico de Drogas" (Editora FGV, 2004) e "Um Século de Favela" (FGV, 2002).
Escreveu ainda "A Máquina e a Revolta" (Brasiliense, 2002), livro que condensa os estudos que conduziu na Cidade de Deus, zona oeste do Rio.
Integrante da equipe de pesquisadores de Zaluar na década de 80, Paulo Lins escreveu "Cidade de Deus", origem do filme de mesmo nome. Nem o livro nem o longa-metragem agradam à antropóloga, nos quais aponta uma série de "impropriedades".
Zaluar é coordenadora do Núcleo de Pesquisa das Violências (Nupevi) do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da qual é professora titular de antropologia desde 1995. Graduou-se em ciências sociais em 1965 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual concluiu o mestrado em antropologia social. Doutorou-se em antropologia pela USP em 1984 e obteve o título de livre-docente pela Unicamp em 1991.
Por meio do Núcleo de Pesquisa das Violências, criado em 1997, ela desenvolve projeto em escolas públicas do Rio que ajuda crianças a mediar conflitos por meio da conversa.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Brasilidades em geral
Próximo Texto: Sistema eleitoral: Diretório se reúne e PT se diz contrário à reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.