São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MATO GROSSO

MST invade propriedade de peemedebista

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Cerca de 400 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, durante a madrugada de ontem, a fazenda São Carlos, em Campo Verde (MT), que pertence ao senador Carlos Bezerra (PMDB-MT).
A coordenação regional do MST disse que os invasores ocupavam até o início do ano uma área em regime de comodato no município de Dom Aquino (MT), vizinho a Campo Verde (139 km a leste de Cuiabá).
Com o fim do contrato, os lavradores não tinham para onde ir e acabaram invadindo a fazenda do senador. Essas mesmas famílias promoveram três invasões de janeiro para cá -a última há um mês, em uma área do Banco do Brasil- e foram despejadas nas três vezes.
Para o MST, a invasão é uma forma de forçar o Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) a desocupar uma área para assentar as 400 famílias.
A assessoria de imprensa do Incra em Cuiabá informou que o superintendente do órgão, Francisco José Nascimento, encontrava-se em Brasília e que ele é o único funcionário do órgão que poderia falar sobre o assunto. Nascimento volta amanhã a Cuiabá.

Bezerra
O senador Bezerra divulgou nota dizendo que a invasão "foi claramente uma ação política", que a fazenda possui 2.000 hectares "totalmente produtivos" e que já preparava o pedido de reintegração de posse.
"Não dá para aceitar que usem os trabalhadores dessa forma, passando a imagem da reforma agrária como baderna. O trabalhador brasileiro é sério, digno, democrata e idealista", disse o senador. (CELSO BEJARANO JR.)



Texto Anterior: Política no escuro: Bornhausen afirma que FHC foi "infeliz" ao criticar pefelistas
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.