São Paulo, terça-feira, 22 de maio de 2007

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O Silas rodou?

O "Fantástico" empurrou e o blog de Ilimar Franco cravou, ontem à tarde, que "Silas vai renunciar". O blog de Josias de Souza confirmou que "o conselho partiu justamente do grupo do PMDB que patrocinou a nomeação de Rondeau". Por fim, os blogs de Lauro Jardim e Guilherme Fiúza espalharam pela internet um "trocadilho infame" de Brasília, "o Silas rodou".
Até o fechamento, a aposta não se oficializou. Mas, da Folha Online aos telejornais, o ministro Tarso Genro e o senador Renan Calheiros prestigiavam o colega, dizendo não existir "absolutamente nada" de "prova física" que comprovasse seu envolvimento.

NADA VAI ATRAPALHAR
Na manchete do site da estatal Agência Brasil e na submanchete do Globo Online, até o início da tarde, com base no programa de rádio "Café com o Presidente", "Lula diz que nada vai atrapalhar crescimento do país".
O presidente relacionou dados da economia, nada de Operação Navalha. Só acrescentou, curiosamente, que até o fim do ano serão construídos 350 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, ligando Brasília e Maranhão. Aquela, rememorada por Janio de Freitas na Folha, no domingo.

JÁ CHEGOU
"Grau de investimento já chegou com a "promoção" da dívida interna", avisou ontem a submanchete do "Valor". Para José Roberto Campos, "a melhor notícia já foi dada: a Standard & Poor's elevou o "rating" da dívida interna".
Jonathan Wheatley, no "Financial Times", acresceu que "parece não haver mais dúvida de que o Brasil obtém seu grau de investimento no ano que vem, no mais tardar, com ou sem as reformas". Ele mesmo só evita "apostar que sai antes do fim do ano" por conta da disputa entre as três agências de classificação.

"EU ESTAVA CERTO"
O mesmo "FT" deu longo perfil de Christian Deseglise, que chefia o investimento em emergentes do HSBC. Ele, que já foi chamado de "louco", se declara agora "vingado".

O MELHOR DE WALL ST.
O "Wall Street Journal" de ontem soltou especial sobre os melhores da rua, "Best on the Street", de Wall Street, a bolsa de valores de Nova York. E lá estavam a Gerdau, em "mineração e metais", e a Gol, em "empresas aéreas", entre as empresas que mais deram lucro ao investidor.
Sobre a segunda, declarou um gerente de investimento que, no setor, ela é uma das "companhias de crescimento alto em economias com muito potencial de crescimento".

A NOVATA DE LONDRES
Já o "FT" destacou ontem a inglesa Wellstream, "novata" no mercado principal da bolsa de Londres -onde há um mês fez lançamento e já em junho, segundo o jornal, entra para o índice FTSE, das maiores. O motor é a fábrica de oleodutos que abre "em dias", no Rio.

ANSIOSO POR UM ACORDO
Lula segue em sua carreira de caixeiro-viajante, ainda que seja recebido com pedras pela imprensa do Paraguai, ontem novamente, e não tenha outro assunto que não Silas Rondeau, na cobertura que o "JN" fez da viagem.
Mas até a Rodada Doha, com suas eternas negociações globais, indica ter boas novas para o comércio, como anunciou Clóvis Rossi na Folha. O primeiro-ministro britânico Tony Blair saiu cobrando, ontem na Reuters, que saia logo, em "semanas", antes de ele deixar o cargo. Diz que EUA e Brasil querem. Este último, até "ansioso".

ÀS BATATAS FRITAS
Da rede de jornais Cox, dos EUA, à primeira página do "WSJ", prosseguiam ontem os alertas de que o etanol de milho vem elevando os preços dos alimentos. Não apenas para consumo humano, como no México destacado na Cox, como para animais, como na criação americana de porcos -que, diz o "WSJ", passaram a comer chocolate Kit Kat e, sobretudo, batatas fritas.

CONTRA-ATAQUE
O blog Washington Wire, do WSJ.com, noticiou ontem que o PhRMA, grupo ligado à indústria farmacêutica, abriu o contra-ataque à quebra de patente por Brasil e Tailândia. O presidente da organização argumenta que são países "médios", não pobres, e que "deveriam estar ajudando os americanos a pagar pelas pesquisas". É, também por lá, uma cartada nacionalista.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Funcionalismo: Servidores do Incra iniciam greve pelo país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.