São Paulo, sábado, 22 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dono da Viação São José disse ter sido "roubado"

DA REPORTAGEM LOCAL

Entre crises de choro e de silêncio, o empresário Luiz Alberto Ângelo Gabrilli Filho, 67, afirmou em seu depoimento ter sido "roubado" pelo secretário de Serviços Municipais de Santo André, Klinger Luiz de Oliveira Souza, e pelos empresários Sérgio Gomes da Silva e Ronan Maria Pinto.
"Fui roubado por Klinger, por Ronan e pelo Sérgio. Estou sendo roubado. Eles arruinaram a minha vida", disse Gabrilli, que relatou ao Ministério Público como sua empresa de transporte público, a Viação São José, foi achacada durante quase quatro anos pela Prefeitura de Santo André.
O depoimento, que está sob segredo de Justiça, foi prestado na tarde do último dia 7 em um apartamento do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde Gabrilli se recuperava de um transplante de rim.
Em sua narrativa, o empresário repetiu várias vezes que temia ser assassinado pelos denunciados. Apesar do medo, no entanto, Gabrilli ainda não faz parte do programa de proteção à testemunha financiado pelo Estado.
Abalado emocionalmente e debilitado pela cirurgia, o depoimento do empresário foi interrompido diversas vezes, algumas porque ele chorou e outras porque não se lembrava de fatos considerados óbvios, como a sociedade de sua empresa com a empresa de construção civil Projeção, ligada indiretamente ao empresário Ronan Maria Pinto, um dos seis denunciados pelo MP.
Gabrilli afirmou que, nos últimos anos, pagou pelo menos R$ 2 milhões em propina para a Prefeitura de Santo André. Disse ainda que perdeu pelo menos R$ 1,7 milhão quando foi, segundo ele, obrigado a repassar cotas de sua empresa para a Projeção, que pertence a Humberto Tarcisio de Castro, ex-funcionário de Ronan, também denunciado.
Os 40 minutos do depoimento de Gabrilli foram gravados pela Promotoria para tentar poupar o empresário. A fita foi encaminhada ao CAEx (Centro de Apoio Operacional à Execução), setor técnico-científico do Ministério Público, para degravação e está anexada ao processo. (LC e LA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Empresa suspeita atua em cidades do PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.