São Paulo, terça-feira, 22 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Perdi em SP e virei presidente", diz FHC sobre eventual derrota de Serra

RAFAEL CARIELLO
DE NOVA YORK

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) disse ontem em Nova York que, se José Serra, candidato tucano à prefeitura paulistana, vier a perder as eleições deste ano, não será "um desastre". Ele acrescentou ainda que pode ocorrer com Serra o mesmo que lhe aconteceu em 1985: perder a disputa municipal e vir a se tornar presidente.
Fernando Henrique estava em Nova York para apresentar à ONU um projeto de maior integração da sociedade civil na instituição, do qual participou a convite do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.
Questionado pela Folha se uma derrota de Serra na disputa deste ano em São Paulo poderia comprometer a carreira política do ex-senador, FHC respondeu: "Não. Você não pode é perder mal, ou seja, se desvalorizar na campanha. Eu perdi a prefeitura e virei presidente da República".
Após ser indagado se o mesmo poderia acontecer com Serra, o ex-presidente disse que sim. "O Lula perdeu quantas vezes? Três vezes. Bom é ganhar, mas se perder não é um desastre", declarou.
Fernando Henrique Cardoso disputou a Prefeitura de São Paulo em 1985 pelo PMDB. Era o candidato favorito, mas acabou derrotado por Jânio Quadros (PTB) por apenas 141.154 votos. No ano seguinte, porém, FHC foi eleito senador, com 6,2 milhões de votos. Em 1994, elegeu-se presidente com 34,4 milhões de votos, reelegendo-se em 1998 com apoio de 35,9 milhões de eleitores.
O ex-presidente, no entanto, disse ver "boas condições" na candidatura de Serra -não só pelas qualidades do tucano, ele disse, mas também pelo desgaste da prefeita de São Paulo e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT). "A reeleição nunca é muito fácil, ao contrário do que as pessoas pensam", disse o ex-presidente, que fez passar a reforma que instituía a possibilidade de o ocupante do Executivo disputar um segundo mandato -e que foi reeleito em 1998.
"A eleição, é preciso ver na hora, não dá para saber hoje. Mas o Serra tem boas condições. Foi candidato a presidente, tem um bom nome. Perdeu, mas não perdeu mal. Passou um período com muita dignidade, se afastou, não reclamou da derrota. Ele é competente, administra", disse Fernando Henrique.
Questionado se apoiaria José Serra para mais uma disputa pela Presidência da República, declarou: "Vou apoiar o candidato do meu partido".


Texto Anterior: Saiba mais: Kassab e Costa Neto já apoiaram Maluf no Estado
Próximo Texto: PL anuncia apoio a Marta, que terá o maior tempo de programa na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.