São Paulo, sábado, 22 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização é alvo de investigação

FERNANDA KRAKOVICS
DA AGÊNCIA FOLHA

A Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Minorias, da Câmara dos Deputados, encaminhou um relatório sobre as ações do reverendo Moon, em Mato Grosso do Sul, para a Receita Federal, em dezembro do ano passado.
O relator do grupo, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), diz que o objetivo é investigar a compra de terras no Estado pela Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, liderada por Moon.
O delegado da Receita Federal em Campo Grande, Jorge Anibal David, alegando direito de sigilo fiscal, diz que não pode se pronunciar sobre o caso nem informar se o reverendo está sendo investigado.
A Associação das Famílias, de acordo com a comissão, já comprou 156 mil hectares de terra no Estado. Oficialmente, a entidade fala em ter comprado um terço dessa extensão. Desses, 12 mil hectares estão localizados na serra da Bodoquena, área em processo para se tornar parque nacional. A região foi vendida a Moon pelo senador Lúdio Coelho (PSDB).
A avaliação feita pelo grupo de trabalho é que os investimentos estão sendo dirigidos para a compra de hotéis e, para a comissão, tudo indica que o objetivo é desenvolver uma grande empresa que explore o turismo ecológico no Estado.
De acordo com o relatório, o líder espiritual queria construir uma pista de pouso de quatro quilômetros de extensão. "Não há infra-estrutura para isso", afirma o deputado.
Outro impasse é a cobrança de impostos sobre a fazenda New Hope, onde são ministrados cursos religiosos. Para a prefeitura, como o local hospeda centenas de estrangeiros por mês, o movimento deveria pagar ISS (Imposto Sobre Serviço). A organização, porém, alega que a taxa cobrada aos visitantes não é de hospedagem, e sim uma contribuição para a Associação das Famílias.


Texto Anterior: Trajetória de reverendo é polêmica
Próximo Texto: Município reclama impostos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.