São Paulo, sábado, 22 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trajetória de reverendo é polêmica

DA AGÊNCIA FOLHA

A Associação das Famílias para Unificação e Paz Mundial, movimento liderado pelo reverendo Sun Myung Moon, 80, passou a ter esta denominação a partir de agosto de 1996. Até essa data, os seguidores do líder espiritual se reuniam na Igreja da Unificação.
O objetivo da organização, que hoje está presente em 185 países, é, segundo seus líderes, "fortalecer a instituição da família e promover seu renascimento como o fundamento básico da sociedade".
Uma das marcas do movimento são os Festivais Mundiais da Cultura e do Esporte. O primeiro foi realizado em agosto de 1992, em Seul, na Coréia do Sul.
A trajetória do reverendo, porém, é marcada pela polêmica. O religioso foi detido em 1985 nos Estados Unidos acusado de sonegação fiscal, tráfico de drogas e aliciamento de menores.
No Brasil, Moon ficou conhecido em 1981, quando seu movimento foi acusado de sequestrar adolescentes e fazer lavagem cerebral. As acusações não foram comprovadas. (FK)



Texto Anterior: Eleições: Candidatos buscam apoio de Moon em MS
Próximo Texto: Organização é alvo de investigação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.