São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOVERNADORES

Partido vai recorrer de decisão do juiz

Justiça Eleitoral apreende boletim do PT gaúcho com críticas a Britto

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O primeiro boletim de campanha do PT do Rio Grande do Sul foi apreendido por determinação da Justiça Eleitoral anteontem. O juiz da 112ª Zona Eleitoral, Pedro Rodrigues Bossle, considerou o material ofensivo aos candidatos de oposição, que em seus textos são definidos como ""escória".
O boletim -que teve uma tiragem de 20 mil exemplares- não tem periodicidade definida e ainda não chegou a ser distribuído: a intenção do PT é distribuí-lo a partir de terça, convocando para a caminhada que o candidato à Presidência do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, deverá fazer em Porto Alegre com o candidato ao governo do partido, Tarso Genro.
O pedido de apreensão foi feito pelo PPS, sustentando que o principal ofendido foi Antônio Britto. O juiz considerou o boletim ofensivo ao ex-governador porque há expressões como ""risco Britto". Além disso, segundo o juiz, a propaganda não trazia o nome da coligação responsável (Frente Popular) e as respectivas legendas.
A coordenação de campanha petista se defende dizendo que o material identificava a coligação Frente Popular. O advogado Antônio Castro, do PT, entrou ontem, ao mesmo tempo, com um pedido de reconsideração ao juiz e um recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). "É incrível: se não podemos fazer um boletim criticando o Britto, o que poderemos fazer nesta campanha?", disse o vice-presidente regional do PT, Paulo Ferreira, que coordena a campanha de Lula no Estado.
O comitê eleitoral do PT no bairro São João, zona norte de Porto Alegre, foi arrombado na madrugada de anteontem. Foram levados produtos de campanha da loja do partido, como bandeiras, adesivos e outros materiais. O partido ainda iria fazer um levantamento do que foi roubado.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Demissão ameaça PFL pró-Ciro em SC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.