São Paulo, quinta-feira, 22 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEFESA

Militares terão 10% de aumento

Mantega dá reajuste e ganha condecoração

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO

Desgastado com os militares depois de defender um aumento menor para a categoria, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, recebeu ontem a medalha do Pacificador e foi cumprimentado por generais do Exército ao som de "Amigos para Siempre", a música oficial da Olimpíada de Barcelona, em 1992. O evento ocorreu no quartel-general do Exército, em Brasília.
O ministro protagonizou uma disputa com seu colega da Defesa, José Viegas, sobre o reajuste salarial aos militares. Mantega propunha 5%, mas, na semana passada, o governo acabou concedendo os 10% defendidos por Viegas, que vigoram a partir de setembro.
Ontem, na entrega da medalha, os dois ministros anunciaram reajuste de quase R$ 1 bilhão no orçamento de custeio e investimento das Forças Armadas para 2005. Com o aumento, o orçamento de 2005 fica em R$ 5,2 bilhões, diz Mantega. Viegas afirmou que o valor "atende às expectativas das Forças".
A entrega da medalha do Pacificador a ministros é uma cerimônia protocolar. Segundo o Exército, todos eles normalmente a recebem em datas que dependem da agenda de cada um. Além de Mantega, oito dos ministros de Lula já foram condecorados, entre os quais Viegas.
Servidores civis das Forças fizeram ontem no Rio paralisação de advertência. Eles reivindicam um plano de carreira e o enquadramento funcional dos especialistas do Comando da Marinha. A Defesa afirmou que estão sendo definidos os últimos detalhes de um projeto de lei para criação de um plano de carreira para a categoria.


Texto Anterior: Última sessão: Presidente relaciona "Olga" a auto-estima
Próximo Texto: Servidores civis das Forças protestam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.