São Paulo, terça-feira, 22 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOLCLORE POLÍTICO

Comprando mala no Cairo

PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO

No imenso salão do hotel em que se realizava a reunião da Internacional Socialista, Brizola convidou seus companheiros de viagem para um passeio pelo centro do Cairo. Aproveitaria para comprar uma valise.
Com um taxista que mal arranhava o inglês, rumaram para a região dos bazares. Ao desembarcar, os passageiros foram literalmente assaltados por uma dúzia de meninas maltrapilhas entre os 10 e 12 anos. Falavam, choramingavam, agarravam os passageiros pelo paletó, pedindo esmolas. Ainda procurando um meio de sair do sufoco, Brizola e seus acompanhantes viram, estupefatos, surgir um velho que, munido de um chicote, afastou as meninas a chicotadas.
Os brasileiros ficaram catatônicos. Embora todos notassem que o velho, tão esquálido e maltrapilho quanto as meninas (que, na verdade pareciam ser suas netas), mais agitava o chicote do que as atingia, a cena era inaceitável para respeitáveis homens públicos, contrários à violência e dedicados os pobres. Mas, fazer o quê? Discutir com o velho? Criar um caso? Chamar a polícia? Em que idioma?
Cabisbaixos, e já sem nenhum prazer no passeio, foram seguindo lenta e caladamente em direção aos bazares. Nisto, ouve-se um grito: "Governador Brizola!". Todos se voltam para o grupo alegre que chamava o governador. Eram turistas cariocas. "Governador, podemos tirar uma foto com o sr.?" Brizola iluminou-se. "Pois, claro!"
Fidalgo e totalmente recomposto da decepção de segundos atrás, passou a apresentar seus companheiros e a formar o grupo para a fotografia. Reencontrara seu mundo, sua gente, seu idioma, seu reinado...


PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO, 72, ex-deputado federal pelo PT e membro da Assembléia Constituinte de 1988, escreve às terças-feiras nesta seção


Texto Anterior: No Ar - Nelson de Sá: "Jogo jogado"
Próximo Texto: Campanha no Ar: Ministro anula concessão de TV de Gugu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.