São Paulo, domingo, 22 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em oito anos, 136 prefeitos foram condenados no RS

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Enquanto o país discute a instituição do foro privilegiado, o Rio Grande do Sul ostenta o número de 136 prefeitos condenados pelo Tribunal de Justiça nos últimos oito anos por conta da criação de uma seção judiciária especial para analisar as denúncias contra eles.
Além dos condenados, 109 foram processados e acataram as exigências feitas pelo Ministério Público, suspendendo a ação.
Os quatro desembargadores que compõem a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul têm uma especialidade, na qual se debruçam semanalmente, todas as quintas-feiras: julgar prefeitos em exercício.
No Ministério Público, o responsável pela linha-dura à qual os prefeitos têm de se prestar é o promotor Luiz Carlos Ziomkowski, que conseguiu algumas condenações a partir de investigações rumorosas. Como titular da Procuradoria dos Prefeitos do Ministério Público, Ziomkowski aponta o aperfeiçoamento das administrações municipais como o único caminho possível para evitar as condenações, perdas de cargo e até prisões -que já ocorreram.
(LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Foro privilegiado: Procuradores tentam driblar foro especial
Próximo Texto: Caso Sudam: Jader é acusado de enviar R$ 7 mi para o exterior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.