São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque recebido na ditadura valeu a pena, diz Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em um discurso para integrantes de organizações de defesa dos direitos humanos, o presidente Lula afirmou ontem que "valeram a pena" os choques sofridos por aqueles que lutaram contra a ditadura (1964-1985). Segundo ele, o fato de haver pessoas que foram torturadas é uma garantia para que a prática não volte a ocorrer.
Ao participar da entrega do Prêmio Direitos Humanos 2009, o presidente, referindo-se a uma das premiadas, Inês Etienne Romeu, amiga e ex-companheira de resistência da ministra Dilma Rousseff, disse: "Minha querida Inês, eu só queria te dizer uma coisa: valeu a pena cada gesto que vocês fizeram. Cada choque que vocês tomaram, cada apertão que vocês tiveram, valeu a pena porque nós aprendemos".
Sob aplausos do público, Lula completou. "E na medida em que a gente aprende, a gente garante que não haverá mais retrocesso neste país e isso nós devemos a vocês que lutaram por nós."
Inês foi premiada na categoria "Direito à memória e à verdade" e recebeu o prêmio das mãos de Dilma, que se emocionou ao reencontrá-la.
No evento, que também comemorava a 3ª etapa do Programa Nacional de Direitos Humanos, Lula afirmou que pretende transformar todas as secretarias de seu governo que hoje têm status ministerial em ministérios permanentes. Para isso, no entanto, ele terá que enviar projeto de lei ao Congresso.
"E quem vier, ou cria mais ou faça o que quiser, porque depois que vier outro, é o outro que vai fazer", disse.


Texto Anterior: Decisão de abandonar peruca é "momento-chave", diz médica
Próximo Texto: Rio de Janeiro: Em 3º, Gabeira descarta governo e afirma que vai disputar Senado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.