UOL

São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sede de 2004 gera novo desencontro

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Em uma demonstração das disputas internas entre as organizações ligadas ao Fórum Social Mundial, o porta-voz do conselho internacional anunciou ontem que Porto Alegre não sediará o encontro em 2004, que seria transferido para a Índia, e um dos integrantes do conselho, o sociólogo Emir Sader, disse em seguida que ainda há uma chance de o encontro ocorrer na capital gaúcha.
Segundo Sader, a indecisão decorre do fato de os possíveis organizadores indianos terem pedido um prazo de um mês e meio para decidir se terão condições de fazer um fórum mundial ou apenas asiático. "Existe a possibilidade de que seja ainda em Porto Alegre."
O porta-voz do conselho, Roberto Sávio, afirmou que se tratava apenas de uma questão de nomenclatura -entre "fórum mundial" ou "afro-asiático"- e afirmou estar descartada a possibilidade de o encontro voltar a se realizar em Porto Alegre em 2004.
Em 2005 -parece haver acordo sobre isso-, o fórum será sediado na capital gaúcha. Outra novidade seria a não coincidência de datas do encontro com a reunião do Fórum Econômico, em Davos. Só marchas pela paz, em várias partes do mundo, coincidiriam com a reunião na Suíça.
Outro sinal de desentendimento e disputa de poder dentro do fórum se deu no anúncio do novo secretariado -principal instância organizadora- do conselho.
Segundo Sávio, com a ida do encontro para a Índia, o comitê organizador brasileiro, composto por seis ONGs mais CUT (Central Única dos Trabalhadores) e MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), passará a compor o secretariado do conselho internacional, acompanhado de organizações de outros países.
Sader afirmou que a proposta discutida no conselho é que representantes de organizações indianas dividam espaço com os brasileiros. "O comitê brasileiro não quer soltar a rapadura", disse. A decisão final sobre o formato do secretariado só sairá em julho, quando ocorrerá a nova reunião do conselho internacional.


Texto Anterior: Fórum Social: Porto Alegre faz fórum "chapa-branca"
Próximo Texto: PT deve entrar na Internacional
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.