São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo ministro do PSB prega continuidade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O novo ministro da Ciência e Tecnologia, o deputado federal Eduardo Campos (PSB-PE), 38, assume a pasta sem prometer novos projetos e com um discurso de continuidade. "Não há nenhuma promessa em relação a essa questão específica [novos projetos]. Eu preciso montar a equipe. Preciso discutir essas questões internamente e depois com o presidente da República, para, então, poder falar sobre isso", declarou.
Em entrevista coletiva ontem, Campos ressaltou que dará continuidade às atividades do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e às pesquisas nucleares em áreas como medicina e agricultura. O novo ministro disse ainda que vai procurar a comunidade científica. "Eles [os cientistas] sabem que essa aliança é muito importante para a ciência e tecnologia do país", disse. Campos deve assumir o ministério quarta-feira -data sugerida pelo PSB.
Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Campos apresentou apenas um requerimento relacionado à área que irá ocupar no governo como deputado federal. No documento, o novo ministro pede a convocação do então titular da pasta, Roberto Amaral, para debater a questão dos transgênicos.

Comunidade científica
Um bom articulador e capaz de introduzir as áreas científicas e tecnológicas nas discussões das políticas do governo federal. É o que membros da comunidade científica ouvidos pela Folha esperam de Campos à frente do ministério da Ciência e Tecnologia.
"Que, no discurso de final de ano, Lula cite pelo menos dez vezes os trabalhos realizados na área", ilustra o professor Ennio Candotti, presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
O mesmo defende o físico Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp."O núcleo duro do governo responde a certas expectativas da sociedade. Se a equipe for convincente, as respostas vão ser bastante positivas."(LRS, MFM E VA)

Texto Anterior: Graziano sai em férias por tempo indeterminado
Próximo Texto: Aldo não era nome preferido de Dirceu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.