São Paulo, sexta-feira, 23 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

QUESTÃO AGRÁRIA 1

Justiça manda MST desocupar área na Bahia
Quase três semanas após a fazenda Santa Luzia ser invadida pela quinta vez, a Justiça de Ilhéus (461 km ao sul de Salvador) determinou ontem a retirada imediata dos 2.400 agricultores ligados ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Os sem-terra invadiram a propriedade no último dia 3. Ontem à tarde, 300 policiais civis e militares foram à fazenda cumprir a sentença. Os sem-terra deixaram a propriedade.
De acordo com Elias Jacob, 32, diretor do MST em Itabuna, os sem-terra querem negociar uma área para pôr as famílias que invadiram a fazenda.
Foi no local que José Rainha Jr., líder dos sem-terra na região do Pontal do Paranapanema (SP), teria estimulado invasões: "O que Lula não fizer com a caneta, vamos fazer com foices e facões", disse. O discurso, no início do mês, foi gravado por emissoras de rádio e televisão. Na semana passada, fazendeiros enviaram ao Ministério Público queixa-crime contra Rainha, que é analisada pela Procuradoria Geral de Justiça da Bahia. (DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR)

Texto Anterior: Megaoperação: PF prende 11 donos de madeireiras
Próximo Texto: Questão agrária 2: MLST invade sede do Incra em Pernambuco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.