São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA SEM FIM

Ida de Ciro ao PMDB enfrenta resistências

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a filiação de Ciro Gomes ao PMDB enfrenta resistência não só entre peemedebistas, mas até entre aliados do ministro da Integração Nacional.
O líder do PPS na Câmara, Júlio Delgado (MG), praticamente descarta a hipótese de voltar ao PMDB, que deixou há quatro anos. "Saí de lá em busca de um caminho melhor. Não tenho muito caminho de volta, não", diz.
Delgado alerta para o risco de a ala governista do partido "pulverizar", caso cada um tome um destino. Por isso, na quarta-feira, Delgado vai reunir a bancada do partido para discutir o rumo do grupo, em choque com o comando oficial do PPS, que, segundo ele, "quer apequenar a legenda".
Ele diz ter recebido de Ciro a garantia de que buscarão uma saída coletiva e recomenda que os governadores do PPS - Blairo Maggi (MT) e Eduardo Braga (AM)- sejam consultados.
Delgado deixa claro que a negociação não é conclusiva. Segundo ele, "o presidente [Lula] não acredita mais que exista espaço para trabalhar a governabilidade dentro do PPS. Por isso, voltou a procurar os partidos".
No PMDB, a forma com que a filiação foi sugerida também pode fomentar oposição. Como Lula fez a proposta ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e ao líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), isso ganha ares de imposição. Segundo um peemedebista, Ciro é um bom nome. Mas a falta de habilidade na condução da negociação pode provocar uma resistência.
O presidente nacional do PMDB, Michel Temer (SP), por exemplo,diz que não foi consultado sobre a hipótese. Temer explica que, em tese, a negociação da filiação deveria começar pelo diretório do Ceará. Mas não quis comentar se considera essa uma interferência externa. "Não vou ter pressa. Reservo minhas declarações para mais tarde", disse.


Texto Anterior: Janio de Freitas: Variações invariáveis
Próximo Texto: Esquerda no divã: Dividido, Fórum Social critica e assimila Lula
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.