São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lemas de FHC não tiveram muito êxito

da Redação

Fernando Henrique Cardoso já lançou diversos slogans, mas nenhum deles obteve um sucesso comparável aos motes utilizados por Getúlio Vargas ("Queremos Getúlio"), Juscelino Kubitschek ("50 anos em 5") e Jânio Quadros ("Tostão contra o milhão" e "Jânio vem aí").
Na primeira campanha de FHC à Presidência, em 1994, foram usados três: "O Brasil na mão certa", "Quatro anos, cinco metas" e "O povo em primeiro lugar". Em agosto de 1996 surgiu o "Brasil em ação" e, na campanha pela reeleição, em 1998, foi lançado o "Avança, Brasil", inspirado no "Pra Frente Brasil" usado pelo regime militar.
Os governos militares lançaram outros slogans conhecidos: "Brasil, ame-o ou deixe-o", ainda na gestão Emílio Médici, e o "Exportar é o que importa" e "Plante, que o João garante", no governo João Baptista Figueiredo. O governo José Sarney usaria o "Tudo pelo Social", e Fernando Collor de Mello se elegeria com o lema "O caçador de marajás".


Texto Anterior: Segundo mandato: Publicidade federal passará a ter slogan
Próximo Texto: Eleições 2000: Crise é "de falta de vergonha", diz Garotinho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.