São Paulo, sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rainha controla na região 9 dos 11 acampamentos

COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

Mesmo proibido pela direção de atuar em nome do MST, José Rainha Jr., 46, continua liderando a maioria dos acampamentos e famílias de sem-terra no Pontal do Paranapanema.
Rainha controla nove dos 11 acampamentos da região. Isso representa 1,5 mil pessoas. Já o MST "oficial", subordinado à direção nacional, que faz oposição a Rainha, administra os dois restantes, num total de 500 pessoas. Rainha tem ascendência sobre a maior parte das 6.000 famílias (20 mil pessoas) assentadas na região.
Hoje agricultores, na década de 90 eram acampados e atribuem a conquista de um lote de terra a ele. Em seu nome, assumem invasões e o risco de condenações.
Rainha, no entanto, apenas articula as ações, muitas vezes por telefone. O líder não invade uma fazenda desde 2002 por temer novas ações na Justiça -ele aguarda em liberdade o julgamento de recurso em quatro condenações, que, juntas, somam 18 anos de prisão.
Rainha foi afastado da direção do MST por duas vezes (2002 e 2005), por desvio de princípios e conduta.


Texto Anterior: Justiça manda sem-terra deixarem fazendas no Pontal
Próximo Texto: CUT afirma que mobilizou 800 pessoas para atuar nas invasões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.