São Paulo, segunda, 23 de fevereiro de 1998

Próximo Texto | Índice

Painel

Filme antigo
O governo ainda não enviou ao Congresso o projeto de lei que cria o quadro de servidores da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que, segundo a Lei Geral das Telecomunicações, deveria ter chegado ao Legislativo até 16 de janeiro.

Patrulha petista
Walter Pinheiro (PT-BA) entrou com ação judicial contra o Plano Geral de Outorgas da Anatel. Alega que a agência iniciou o processo antes de ter regimento interno aprovado e publicado. E que ainda não há lei de universalização do serviço.

Tudo pela reeleição
Ordem de FHC a seus ministros: não fazer absolutamente nada que possa atrapalhar a ala governista do PMDB a vencer a convenção de 8 de março.

Agora vai
A Embrapa está pesquisando um jeito de substituir o pau-rosa pela sacaca (uma planta medicinal e aromática da Amazônia) na produção do linanol, óleo usado em perfumes famosos, como o francês Coco Chanel.

Desgaste na mídia
O que mais Itamar quer atualmente é que FHC receba peemedebistas. Os dois últimos que o presidente tentou convencer a apoiá-lo saíram dizendo que ficam com a candidatura do ex-presidente: Newton Cardoso e Ronaldo Cunha Lima.

Campo quercista
Segundo Marcelo Barbieri, da tropa de choque oposicionista do PMDB, 80 dos 90 votos paulistas na convenção, serão pelo candidato próprio ao Planalto . Os governistas contam 20.

Base dividida
Exemplo de problema do governo na votação dos destaques da reforma da Previdência: Eduardo Coelho (PSDB-SP), que votou o texto base, é autor de um destaque que beneficia professores universitários.

Efeito Light
Empresários de Jandira (SP) estão em clima de guerra com a Eletropaulo: "Em 98, já houve 14 horas produtivas sem energia, o que provocou queda de 10% na produção de empresas com fornos de alta temperatura", diz Sílvio Salomão, da Açotécnica.

A vice também serve
Se Tasso não disputar a reeleição no Ceará, cinco tucanos já cobiçam a tarefa: os senadores Sérgio Machado e Lúcio Alcântara, o empresário Amarílio Macedo, o secretário Raimundo Viana e o deputado Luiz Ponte.

Operação esvaziamento
Contrariados com a ida de Domingos (PFL) para a Secretaria do Planejamento paulistana, vereadores do PPB apresentaram projeto que tira da pasta o poder de permitir construções acima do limite de zoneamento.

Monopólio da fisiologia
É por meio de uma curiosa relação com os vereadores que Pitta mantém algum controle sobre a Câmara de São Paulo. O próprio prefeito estimula discretamente o esvaziamento de algumas funções de Afif Domingos (PFL).

Projeto estadual
Um dos presidenciáveis do PMDB, o senador Roberto Requião se reuniu com petistas do Paraná na semana passada para pedir apoio à sua candidatura. A governador. Sobre a sucessão presidencial, nenhuma palavra.

Nada pessoal
O PT está disposto a apoiar Requião (PMDB) para o governo do Paraná. Mas impõe condição: que o senador abra mão de atacar adversários com críticas abaixo da linha da cintura.

Mudança de alvo
Presidente do PT paulista, Antonio Palocci pode sair candidato a deputado estadual e não a federal. Para puxar votos para a Assembléia e se firmar como liderança regional do partido.

Eficiência potiguar
Do general José Carlos Leite (RN), secretário da Segurança Pública, sobre suposto tiroteio em que nove pessoas morreram e nenhum policial foi ferido: "Estou profundamente alegre com os resultados".

TIROTEIO


Do general José Carlos Leite, secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, ao ser cobrado por James Cavallaro, da ONG americana Human Rights Watch, sobre a morte de nove pessoas em um suposto tiroteio com a polícia recentemente:
- É bom que o sr. veja que os valores variam muito de um país para o outro. Escândalo como esse que está envolvendo o presidente do seu país (Bill Clinton), aqui a gente não vê.

CONTRAPONTO
Tinha que fazer algo
No início da década de 50, o juiz Antônio Taveira viu uma boa oportunidade de voltar a trabalhar na sua cidade natal quando soube da iminência de vagar uma cadeira na comarca de Areia, na Paraíba. Como naquela época os governadores tinham o poder de transferir juízes, foi falar com seu conterrâneo e também governador do Estado, José Américo.
Na conversa, o juiz lembrou os laços com Areia e a amizade entre ambos. O governador respondeu de pronto que iria autorizar a transferência assim que a vaga fosse aberta. O juiz dormiu em paz até o dia em que soube que a vaga havia sido aberta, mas imediatamente ocupada por outro magistrado com o aval do governador.
Dias depois, o juiz contou a um amigo as providências que havia tomado:
- Escrevi um bilhete que começava assim: "Vossa Excelência não tem palavra". Ao final, assinei. E depois, rasguei.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.