São Paulo, Terça-feira, 23 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR
"Traidor"

NELSON DE SÁ
da Reportagem Local

A entrevista de Itamar Franco a Boris Casoy, domingo, abalou FHC. Do presidente da República sobre o ex-presidente da República:
- Tem muita gente cuja corda na mão é de Silvério dos Reis e não de Tiradentes.
Como sublinhou gravemente Boris Casoy, diversas vezes na Record, o presidente chamou o ex-presidente, de quem foi ministro e a quem deve a oportunidade de candidatar-se a presidente, de "traidor".
A palavra ecoa longamente, como um de muitos erros cometidos por Fernando Henrique Cardoso.

Na mensagem ao Congresso, com leitura ao vivo na TV Senado, FHC evidenciou não estar preparado também para aceitar outros erros.
Fez um histórico da crise global, semelhante ao do jornal "The New York Times" dias atrás, mas chegou a conclusão oposta. A de que o Plano Real desabou por acaso, ou melhor, por culpa de outros:
- Em dezembro, um item do ajuste -a contribuição dos servidores- foi rejeitado pelo Congresso. Em janeiro, Minas declarou moratória com o governo federal e levantou dúvidas sobre o pagamento de empréstimos externos.
Conclusão:
- Tudo isso gerou incerteza sobre o cumprimento das metas do ajuste fiscal, revertendo as expectativas favoráveis dos investidores. Em consequência, as saídas de capital tornaram a se intensificar.
E só aí veio a desvalorização.

ACM repete diante de Itamar a inesperada reação de impotência de Paulo Maluf diante de Mário Covas.
Já em janeiro, em entrevista a Alexandre Garcia, ACM fugiu de uma pergunta dizendo preferir não mexer no assunto. Ontem, citou Itamar da maneira mais oblíqua possível, em discurso conciliador.
Para a CBN, ACM explicou que "já é desafeto de Itamar de longa data e já expressou toda opinião que tem a respeito".


Texto Anterior: Governador ocupa suíte presidencial em SP
Próximo Texto: União retém repasse de R$ 17,9 mi ao RS
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.