|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
AVIÃO PRESIDENCIAL
Sistema de
navegação do
Sucatão será
reformado
WILLIAM FRANÇA
da Sucursal de Brasília
Cinco meses depois de uma
``maquiagem'' que tratou apenas
do conforto e bem-estar do presidente da República, o principal
avião da Presidência, o Sucatão,
vai passar por uma melhoria no
seu sistema de navegação aérea.
Saem dois equipamentos que
utilizam o monitoramento remoto
por baixa frequência, captando o
sinal de 12 antenas espalhadas pelo
mundo -conhecido como Sistema Ômega-, e entram dois novos
que se valem de satélites para ter
informações sobre altura e localização geográfica, denominado de
GPS (Ground Position System).
Segundo a Folha apurou, a troca
será feita mais por necessidade de
adaptação tecnológica. Isso porque o Sistema Ômega está sendo
desativado para a navegação aérea, ficando mantido apenas para
navios e submarinos.
Cada sistema, que fará o gerenciamento do vôo integrado com o
piloto automático, custará até R$
80 mil (o valor ainda não é conhecido). O sistema GPS pertence aos
Estados Unidos.
Reforma
Além dos dois novos GPSs, o Sucatão manterá dois sistemas de navegação aérea inercial, que independem de qualquer informação
externa. Em aviões comerciais ou
militares comuns, há apenas uma
dupla de sistemas (um GPS e um
inercial, por exemplo) -mas, por
questão de segurança, o Sucatão
terá duas duplas.
O Sucatão, um Boeing KC-137
(da família 707) que completou 39
anos em fevereiro, passou por
uma ``maquiagem'' em outubro
passado, ao custo de R$ 2,2 milhões.
Na reforma, foi instalado um
chuveiro na cabine presidencial,
trocadas as poltronas e a forração
do avião e instalados telefones celulares ligados a satélites.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|