São Paulo, segunda, 23 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tarso critica nota da direção petista

da Agência Folha, em Porto Alegre

O pré-candidato ao governo gaúcho pelo PT Tarso Genro criticou uma nota divulgada ontem pela direção do partido no Rio Grande do Sul. Tarso considerou a nota "parcial" e disse que divergia de seu conteúdo.
Na nota, a executiva "condenou" anúncios de apoio à pré-candidatura de Tarso, publicados no jornal "Correio do Povo", de Porto Alegre (RS), na sexta e no sábado, "pois os mesmos não se coadunam com a orientação partidária de manter o debate no âmbito interno do partido".
Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre, que disputou a indicação com Tarso, tem o apoio majoritário na executiva regional da legenda. O documento foi divulgado nas zonais e distribuído aos filiados durante a eleição prévia que o PT realizou no Estado.
O presidente estadual do PT, Júlio Quadros, disse que quando Tarso fez a avaliação "não tinha todas as informações". Ele explicou que a decisão de redigir a nota foi tomada por 15 integrantes da executiva.
Escolha
O PT divulga hoje o nome do candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul. O escolhido vai enfrentar o governador Antônio Britto (PMDB), que deverá tentar a reeleição em outubro.
A apuração foi centralizada no diretório municipal de Porto Alegre, que receberia os boletins de apuração durante toda a madrugada. Às 18h20 de ontem, a rádio Gaúcha divulgou o resultado parcial, segundo apuração da emissora em 116 municípios dos 305 onde houve votação. Em 5.788 votos válidos, Olívio obteve 51,71% de preferência. Tarso alcançou 48,29% dos votos.
Os dois pré-candidatos passaram o dia percorrendo as zonas eleitorais da capital gaúcha e municípios vizinhos em busca de votos dos filiados na prévia que a legenda realizou no Estado.
O partido estimou que 20 mil filiados participariam da votação entre as 9h e as 17h. O número de eleitores não foi divulgado ontem, pois dependia da apuração, que só seria concluída hoje pela manhã.
Tarso e Olívio votaram em Porto Alegre. Os dois usaram urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Olívio votou na Associação Comunitária Passo D'Areia, na zona norte, onde mora.
Os dois começaram o dia com um café da manhã na sede estadual e depois saíram em campanha. Com o fechamento das urnas, os pré-candidatos e o comitê eleitoral foram para a sede do partido.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.