São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consultoria faz projeções da economia brasileira

da Sucursal do Rio

Fundada em 1985 pelo economista Francisco Lopes, a Macrométrica é uma empresa de consultoria financeira cuja especialidade é fazer projeções, a longo prazo, de cenários da economia brasileira.
A empresa foi montada por Lopes em sociedade com o economista Sérgio Luiz Bragança, que comanda a Macrométrica até hoje.
Em 1995, Lopes deixou, oficialmente, a empresa para assumir o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central.
Apesar de, pelo menos no papel, ter deixado a empresa, Lopes manteve alguns laços com ela. Sua mulher, Araci Pugliese, e seu enteado Bruno Pugliese são sócios da Macrométrica.
A partir da saída de Lopes para o BC, a consultoria começou a perder espaço no mercado financeiro.
Lopes era o economista mais conhecido da Macrométrica, por ter participado da elaboração do Plano Cruzado, em 1986.
A principal característica da consultoria é a preparação de análises baseadas em modelos econométricos, que incluem projeções matemáticas e informações estatísticas.
A Macrométrica também coloca à disposição da clientela um banco de dados com séries econômicas históricas.
No site da consultoria na Internet, o SAF (Serviço de Assistência Financeira) da Macrométrica oferece aos clientes três diferentes tipos de programas de informação.
Semanalmente, sempre às quintas, a consultoria envia ao cliente um fax com os "panoramas macro e financeiro", que são análises informativas sobre a evolução da política econômica e o comportamento dos principais indicadores.
A empresa também faz atualizações diárias de projeções, em razão da divulgação de dados e informações consideradas relevantes.
O terceiro programa informativo é por meio de telefone. "A qualquer instante", diz o site, o cliente tem a possibilidade de monitorar o mercado por meio de contatos com a diretoria da empresa.
Ela oferece ainda o relatório semanal "Panorama Político", de análise da conjuntura política.


Texto Anterior: IR de Lopes aponta R$ 139 mil em bens
Próximo Texto: Mulher é presa na sede do BC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.