São Paulo, Sexta-feira, 23 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC recolhe dados em bancos

da Reportagem Local

O Banco Central enviou técnicos a alguns bancos ontem para recolher informações sobre as operações com dólares em janeiro, mês da desvalorização do real.
Os bancos procurados pelo BC integram a lista das nove instituições que comparecerão à CPI para explicar acusações de suposto vazamento de informações que teriam possibilitado grandes lucros com a desvalorização do real.
A intenção do BC seria se antecipar à solicitação da CPI dos Bancos, demonstrando com essa atitude que está comprometido com as investigações.
A lista de bancos surgiu a partir de denúncia do deputado federal Aloizio Mercadante (PT-SP), feita em fevereiro.
O holandês ING Barings e os norte-americanos BankBoston e JP Morgan receberam ontem mesmo a visita dos técnicos, que recolheram documentos com as posições deles no mercado de câmbio.
O Beal informou que o BC já solicitou as informações e que o banco está preparando a documentação para entregar aos técnicos nos próximos dias.
Os bancos Credit Suisse First Boston Garantia e Matrix informaram que ainda não foram comunicados pelo BC a respeito da medida. O Citibank não confirmou se havia sido procurado, mas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "dentro do processo de supervisão bancária é normal que isso aconteça". O Pactual não quis comentar o assunto. Além desses, completa a lista de nove bancos o BBM, com o qual a Folha não conseguiu contato.


Texto Anterior: Crise deu até 1.300% de lucro a fundos
Próximo Texto: Janio de Freitas: Ouvir ou esconder
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.