São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleição interna terá 6 contra Genoino

DA REPORTAGEM LOCAL

O PT deu início ontem a seu Programa de Eleições Diretas (PED). Sete candidaturas à presidência nacional do partido foram lançadas, a maioria contestando o arco de alianças do governo, a política econômica e a autonomia do partido em relação ao Palácio do Planalto. As eleições acontecerão em 18 de setembro. Na ocasião, também serão eleitos presidentes de diretórios estaduais e municipais, além de chapas para integrarem os respectivos diretórios.
Há 820 mil filiados aptos a votar em 4.486 cidades. Serão eleitos 66.142 dirigentes municipais e 1.289 estaduais.
Ontem, dez chapas foram lançadas para o Diretório Nacional, que tem 81 membros. No dia da eleição, o filiado votará, separadamente, em seu candidato a presidente e na chapa que melhor expressar seu ponto de vista. Elas defendem teses. Às vezes, um postulante é apoiado por mais de uma chapa.
Pela matemática simples, são seis candidatos contra um -no caso, José Genoino, atual presidente -, mas, sozinho, ele tem uma força nada desprezível, uma vez que sua corrente, o Campo Majoritário, tem cerca de 70% do partido e, entre seus integrantes, há nomes de peso, como o ministro da Casa Civil, José Dirceu, o da Fazenda, Antonio Palocci, e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, embora não participe ativamente das atividades partidárias, é um bom cabo eleitoral.
Os outros candidatos são: a deputada federal Maria do Rosário (RS), que representa o Movimento PT; o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, da Aliança Popular Socialista, o deputado estadual e ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont, que é da Democracia Socialista, o historiador e ex-secretário de Cultura de Campinas Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, o jornalista Markus Sokol, de O Trabalho, e Luiz Gonzaga da Silva, independente. (CG)


Texto Anterior: Governo sob pressão: Governo deve "requalificar" base aliada, diz PT
Próximo Texto: Toda mídia - Nelson de Sá: Em transe
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.