São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA

Relações com imprensa e agenda motivaram viagem

Assessores do governo Lula fazem intercâmbio com equipe de Bush

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Com o objetivo de aperfeiçoar a montagem da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e as relações do Palácio do Planalto com a imprensa e os ministérios, uma equipe de assessores do Palácio do Planalto foi buscar auxílio na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.
Anteontem, embarcaram para Washington a subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Miriam Belchior, a assessora especial da Presidência da República, Clara Ant, e o secretário-executivo da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.
Até sexta-feira, a equipe brasileira terá encontros diários com integrantes do primeiro escalão da administração do governo George W. Bush. Os brasileiros, estão a busca de conhecimento no processo de elaboração da agenda diária do presidente norte-americano, o trabalho da assessoria técnica da Casa Branca, a coordenação do gabinete presidencial diante de seu secretariado e a relação do governo dos EUA com a imprensa local e estrangeira.
Desde que assumiu o governo, Lula e seus subordinados têm protagonizado uma relação tensa com a imprensa. Alguns casos são emblemáticos, como o envio ao Congresso da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo, a tentativa de expulsão de um jornalista norte-americano e a recusa à réplica aos jornalistas na única entrevista que concedeu a todos os órgãos de mídia. Nos Estados Unidos, por exemplo, coletiva à imprensa é hábito.
(EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Defesa: Abate de aviões alia FAB à Colômbia
Próximo Texto: Esquerda no divã: Governo Lula tem "pequeno raio de manobra", diz Conceição Tavares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.