São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Compra de voto é prática tradicional

DA REDAÇÃO

A compra de apoio político no Congresso Nacional é uma prática tradicional na história brasileira.
Em junho de 2005, o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ) revelou à Folha que congressistas aliados recebiam um mensalão de R$ 30 mil do tesoureiro do PT, Delúbio Soares, para apoiar projetos de interesse do governo Lula.
Em maio de 1997, a Folha revelou que deputados federais venderam seu voto a favor da emenda constitucional que permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso por R$ 200 mil cada um. Outros disseram ainda que receberiam concessões de rádio e de TV pelo voto.
Esse método também foi bastante utilizado no governo José Sarney. Para conseguir os votos necessários à aprovação dos cinco anos de mandato no Congresso constituinte, o então ministro das Comunicações, Antonio Carlos Magalhães, distribuiu 958 concessões de rádio e TV a políticos e seus aliados.
Em todos os governos, a liberação de verbas federais para emendas de parlamentares aliados também foi utilizada para obter apoio no Congresso.


Texto Anterior: Saiba mais: Projeto prevê 6 alterações polêmicas
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Alckmin eleva tom contra Kassab na TV e atinge Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.