São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Filho de Collor é candidato a prefeito e diz que o pai é seu "maior cabo" eleitoral

SÉRGIO RANGEL
ENVIADO ESPECIAL A RIO LARGO (AL)

Ele tem um sorriso cativante, chama a atenção das mulheres da cidade e gosta de discursar com os punhos cerrados para os seus eleitores. Dizendo ser "um instrumento" para ajudar o pai a voltar ao Planalto, o vereador Fernando James (PTB), 28, é candidato a prefeito de Rio Largo, vizinha a Maceió.
James é fruto de um romance do ex-presidente Fernando Collor de Mello com Jucineide Brás da Silva, uma mulher que ele conheceu numa festa em 1980. Na época, ele era casado com a socialite carioca Lilibeth Monteiro de Carvalho. Em 1998, Collor reconheceu a paternidade de James, quando o rapaz tinha 18 anos. Ele negava a paternidade desde 1990.
"Essa candidatura é minha e do meu pai. Todo o meu trabalho é para comprovar a inocência dele. Quero ajudá-lo a voltar ao cargo de presidente", disse James, que contará, no próximo mês, com o reforço paterno. A partir do dia 5, Collor se licenciará do Senado para comandar a campanha do filho. O ex-presidente, que perdeu o cargo em 1992 após um impeachment, tem uma casa no município e ficará hospedado lá até a eleição.
"Ele é o meu grande cabo eleitoral. Espero crescer mais nas pesquisa quando ele chegar", disse o filho, que gosta de ser elogiado pelas eleitoras. No início do mês, ele estava empatado tecnicamente em segundo lugar com Doutora Eliza (PSC). Ele, com 17,6% das intenções de votos e ela com 17,8%. Quem lidera corrida pela prefeitura da cidade é Toninho Lins (PSB), com 23,6%. A pesquisa é do Instituto Vozes e foi registrada na 15º Zona Eleitoral de Rio Largo, no dia 31 de julho de 2008, número 01/ 2008.
James repete várias vezes o nome de Collor. "Peço o voto de confiança, de paz e de fé de vocês. Tenho a ajuda do meu pai em Brasília para lutar pela gente", disse o candidato, em reunião com cerca de 30 correligionários no bairro do Tabuleiro, na quinta à noite.
Apesar de idolatrar o pai, o candidato também gosta de Lula. "A convivência dos dois é muito pacífica", conta.
Fernando James é o único filho do ex-presidente na política. Ele mudou o nome para se aproximar da imagem do pai. Antes, chamava-se James Fernando.Além do vereador, Collor tem outros dois filhos homens com Lilibeth, que moram nos EUA. Na última eleição, Arnon Afonso de Melo Neto tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não teve sucesso.


Texto Anterior: Mangabeira quer exclusão de Incra de ministério
Próximo Texto: Fortaleza: Bispos chamam prefeita petista de "sra. Jezabel"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.