São Paulo, sábado, 23 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bahia exporta "jingles" para outros Estados

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

No rastro da fama nacional da "axé music" e dos marketeiros baianos, como Duda Mendonça e Nizan Guanaes, os compositores da Bahia vêm exportando seus jingles para todo o país nestas eleições.
Mantendo o tradicional ritmo carnavalesco, a música política baiana anima campanhas tão diversas como as das prefeituras de Fortaleza (CE) e Ribeirão Preto (SP).
Nesta época, os estúdios de Salvador chegam a registrar o dobro de solicitações recebidas num período sem eleições. Por cada jingle, os candidatos pagam de R$ 3.000 a R$ 30 mil.
"A Bahia é tradicionalmente um grande celeiro de "jinglistas" de peso. Mas o sucesso dos jingles do Estado sempre correu em paralelo com o que produz a música baiana propriamente dita", afirma Wesley Rangel, 50, dono de um dos estúdios mais tradicionais de Salvador, criado em 1975.
Músicos consagrados da Bahia, como Gilberto Gil e Carlinhos Brown, têm jingles tocados no programa eleitoral gratuito em Salvador. Gil fez uma inserção de pouco mais de três segundos para o candidato a vereador Juca Ferreira (PV).
Brown teve uma composição sua, "Cidade Voa"-feita em homenagem aos 450 anos de Salvador, comemorados em 1999-, adaptada para jingle do programa de Antonio Imbassahy (PFL). O candidato à reeleição em Salvador também conta com um jingle de autoria de Duda Mendonça.
O compositor Walter Queiroz Júnior, 55, é um dos mais experientes e renomados "jinglistas" da Bahia. Após a redemocratização do país, fez jingles vencedores para os dois maiores rivais da política baiana na década de 80.
Em 1986, seu jingle "A Bahia Vai Mudar" ajudou a eleger o então peemedebista Waldir Pires (hoje PT) governador da Bahia. Em 1990, "Orgulho de Ser Baiano", também de Queiroz, contribuiu para a vitória de Antonio Carlos Magalhães (PFL) ao governo do Estado.
Ele afirma que só compõe para candidato que "tem princípios éticos". "Tenho que saber primeiro quem é o candidato para conseguir compor o jingle", disse. (MARCOS VITA)




Texto Anterior: Bahia: ACM diz que brigou para levar Ford à BA
Próximo Texto: Panorâmica: Garotinho recorre contra a decisão que retirou 21 minutos de seu programa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.