São Paulo, Sábado, 23 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AULA DO PROFESSOR FERNANDO
Em rascunho, senador José Arruda compara encontro ao programa humorístico
Para líder, reunião vira "Escolinha"

Lula Marques/Folha Imagem
Durante o encontro de FHC com governadores, o senador José Roberto Arruda (PSDB-DF) rascunha em papel no qual escreveu "escolinha do professor Fernando"


FERNANDO GODINHO
da Sucursal de Brasília

A reunião de ontem do presidente FHC com 21 governadores, um vice, seis ministros e líderes do governo no Congresso foi definida como a "Escolinha do Professor Fernando".
A definição está em um rascunho feito durante a reunião pelo senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), líder do governo no Senado. A Folha fotografou o rascunho.
O comentário é uma referência direta ao programa humorístico "Escolinha do Professor Raimundo", que era exibido pela Rede Globo sob o comando do humorista Chico Anysio.
Hoje, a "Escolinha" é um quadro dentro do programa "Zorra Total", também comandado pelo humorista na Globo, nas noites de sábado.
Pela idéia básica do programa, um professor tenta ensinar algo a alunos totalmente despreparados. Cada pergunta do mestre é seguida de respostas absurdas dos alunos.
Procurado pela Folha, Arruda inicialmente disse que o rascunho havia sido "uma brincadeira", pois o clima da reunião era "tranquilo e bem-humorado".
Pouco depois, o senador ligou para a Folha e explicou que o rascunho foi feito a partir de um comentário entre ele e os líderes do governo na Câmara, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), e no Congresso, deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM).
"Estávamos comentando sobre a segurança com a qual o presidente conduzia a reunião. Alguém falou que era "cacoete de professor", e o rascunho traduz essa conversa", disse o líder do governo no Senado. Segundo ele, a reunião foi conduzida por FHC em ""tom professoral".
Arruda nega qualquer referência ao programa humorístico da Globo. "Em nenhum momento foi feita essa comparação. A reunião foi séria e entre iguais. O presidente costuma contar piadinhas ou fazer humor, mas na reunião ele não fez nada disso."
Formado em engenharia, Arruda também rascunhou, no mesmo papel, um croqui do gabinete do deputado Arthur Virgílio, já ocupado por ele quando exerceu a liderança do governo no Congresso -na gestão passada de FHC.


Colaborou Raquel Ulhôa, da Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Estados consideram encontro produtivo
Próximo Texto: PT: Garotinho chama petistas do Rio de "partido da boquinha"
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.