São Paulo, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RETRATO DO PODER

Siron fará um quadro retratando o "presidente" e outro, o "sociólogo"

Artista pintará 2 telas para FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Por duas horas e meia o presidente Fernando Henrique Cardoso posou ontem para o artista goiano Siron Franco no Palácio da Alvorada. Ele será retratado em duas telas: "o presidente" e "o sociólogo". Siron diz que o trabalho será um presente para FHC. Não será o primeiro: em 1995, o presidente ganhou dele uma tela sobre a situação dos jovens no país.
Ontem, Siron dirigiu FHC em uma sessão de fotos que servirão de base para o trabalho. Numa parte das fotos, FHC aparece de terno em pé na biblioteca do Alvorada e com a Constituição nas mãos. A outra parte foi feita na área externa: FHC está sentado com roupa esporte num cenário bucólico.
As telas terão dois metros de altura por um metro e quarenta de largura. Siron pretende colocar nas telas recortes de jornais e revistas com notícias sobre o governo e os títulos que FHC recebeu no exterior.
O pintor é conhecido por tirar seus temas do noticiário. Em 1987, pintou a série "Césio", inspiradas no acidente radioativo em Goiânia. Em 1990, fez uma bandeira do Brasil com caixões de crianças em Brasília para representar a mortalidade infantil. Em 1997, fez uma escultura para homenagear o índio Galdino. Neste ano espalhou 111 portas no Carandiru para lembrar o massacre.


Texto Anterior: PT pode criar aposentadoria "semi-integral"
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.