São Paulo, Segunda-feira, 24 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO AR

Super-homem da massa

NELSON DE SÁ
da Reportagem Local

No início de dezembro, o SPTV entrou com imagens de helicóptero, ao vivo, da sede da Globo em São Paulo. Dezenas de fãs se acotovelavam, na chegada de um ator de novela à emissora.
Revelou-se depois, não na Globo, que as fãs haviam sido levadas pela emissora. Era um pseudo-evento.
Nas bancas, agora, uma manchete de revista descreve o ator como "superstar". E já outra atriz da mesma novela surgia ontem, no Domingão do Faustão, descrita como uma "superestrela".
São celebridades de uma indústria que se auto-sustenta. Outro exemplo: um telejornal, sábado, destacou as comemorações do aniversário de São Paulo por descendentes de italianos, como aqueles da mesma novela das oito.
É assim, cotidianamente, na Globo como nas demais -de menor poder de fogo.
Um exemplo diverso: semana passada, uma entrevista do ministro da Defesa à revista "Época", da mesma corporação, recebeu citações seguidas no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil, Hoje etc.
Um meio alimenta o outro ou, ainda, o jornalismo alimenta o entretenimento -e vice-versa.
De outro lado, como se viu no recente campeonato mundial de clubes, o jornalismo de uma emissora nega ou esconde um evento que tenha transmissão exclusiva de outra.
Para as superestrelas, sejam elas atores, jogadores ou políticos, resta adaptar-se, aceitar o jogo -e torcer para que os oligarcas corporativos os adotem.
No dizer de um pensador nietzschiano, sobre o que ele chama de "super-homem da massa", ou da sociedade do espetáculo:
- Quem não é capaz, hoje, de inventar representações pessoais, isto é, de tornar-se um super-homem, está fadado a morrer como indivíduo.
FHC que o diga.


E-mail: nelsonsa@uol.com.br



Texto Anterior: Marketing: Gasto de publicidade supera o de estradas
Próximo Texto: 500 anos: Descobrimento vira disputa no Nordeste
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.