São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICAS PARA AS MULHERES

Ex-reitora da Uerj, nova titular representa PT-RJ

DA SUCURSAL DO RIO

A nova titular da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, 51, ganhou visibilidade quando foi eleita reitora da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), em 1999.
Primeira mulher no cargo, ela teve de administrar a polêmica iniciada pela adoção do sistema de cotas para negros, pardos e alunos da rede pública no vestibular da instituição. Inicialmente, se opôs, por discordar da forma como foi instaurado: um decreto de 2001 do governo estadual, sem consulta à Uerj. Freire passou a se destacar como defensora da reserva de vagas assim que virou lei.
Apesar de ser conhecida entre os militantes petistas do Rio (ela é filiada ao partido), sua carreira sempre esteve ligada à vida universitária e, sobretudo, à Uerj.
Freire se formou na Faculdade de Ciências Médicas da universidade, em 1978. Ela é indicação do deputado federal Jorge Bittar (PT-RJ). Sua escolha foi vista como uma compensação ao Rio, que perdeu três ministros na reforma.


Texto Anterior: Jaques Wagner diz não ter apego ao poder
Próximo Texto: "Meu nome já está na história", diz Emília
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.