São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel

RENATA LO PRETE - painel@uol.com.br

Margem de manobra

Embora descarte adotar medida drástica, o governo acredita dispor de instrumentos para pressionar a Embraer, se não a rever parte das 4.200 demissões, pelo menos a adotar medidas compensatórias e a abortar eventual plano de novos cortes.
Não se cogita suspender financiamentos em vigor, como quer a CUT, mas sim acender luz amarela para todo e qualquer novo pleito da empresa. E eles são vários. A Embraer negocia no momento a venda de jatos à Azul -com recursos do BNDES. Também pretende fornecer seus aviões para renovar a frota das Aerolineas Argentinas, o que a levou a apresentar ao governo mais um pedido de empréstimo.



Manche. Para completar, o desenvolvimento do C-390, novo jato militar de transporte da Embraer, depende de o governo encomendar e pagar antecipadamente parte da produção. As negociações estão adiantadas, mas Lula pode mandar parar tudo.

Quadrado. A CUT se manifesta no caso da Embraer mais para marcar posição. De prático, pouco ou nada pode fazer. O sindicato de São José dos Campos (SP) está sob o guarda-chuva da Conlutas, que é ligada ao PSTU.

Cicerones. Possível vice de Dilma Rousseff, o governador Sergio Cabral (PMDB) não desgrudou de Lula durante a passagem pelo Sambódromo do Rio. Já Eduardo Paes (PMDB) fez de tudo para deixar a primeira-dama, Marisa, à vontade, numa nítida tentativa de ficar de bem. No passado, o prefeito criticou seu filho Fábio por um contrato milionário com a Telemar.

Panela. Dois amigos do peito de Lula o acompanharam em seu avião de Brasília até o Rio, e depois ao camarote de Sergio Cabral: o ex-governador do Mato Grosso do Sul Zeca do PT, que responde a processos na Justiça, e o presidente de Itaipu, Jorge Samek.

Paradinha. Depois de reduzir patrocínios culturais e esportivos em razão da crise, a Petrobras também cortou sua participação no Carnaval de Salvador. Este ano, a empresa não montou o seu concorrido camarote no evento.

Consultório. A reunião de Lula com ministros da área social, na sexta-feira pré-Carnaval, foi marcada por um coro de reclamações contra os cortes no Orçamento. O presidente tinha resposta pronta: disse que vai conversar no início de março com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento), a quem encomendou medidas para proteger os principais programas.

Tentativa... Em seu protesto contra o encontro de prefeitos, a oposição pretendia de início recorrer ao Tribunal de Contas da União, que abriga vários ex-congressistas do campo demo-tucano.

...e erro. O projeto foi abandonado quando a oposição se deu conta de que o TCU ajudara a organizar o encontro com os prefeitos. O presidente, Ubiratan Aguiar, discursou na abertura, e técnicos do tribunal participaram das mesas temáticas. O jeito foi dar meia-volta e recorrer ao TSE.

Meu castelo. O deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) continua prestigiado na Prefeitura de Juiz de Fora, controlada pelo PSDB. Seu apadrinhado Daniel Ortiz foi reconduzido na última sexta-feira à presidência da companhia municipal de habitação.

Histórico. A Comissão de Transporte da Câmara será presidida por Jaime Martins (PR-MG). No ano passado, foi investigado pela PF na Operação João de Barro, de desvio de recursos do PAC.

Largada. O PT gaúcho estuda pedir à Justiça Eleitoral investigação das denúncias de caixa dois na campanha da governadora Yeda Crusius (PSDB). Seria o primeiro passo para processo de cassação.

com FÁBIO ZANINI e SILVIO NAVARRO

Tiroteio

"Cada dia tem uma notícia ruim. O governo fala, fala, fala, mas as coisas que promete não estão acontecendo."

Do deputado PAULINHO DA FORÇA (PDT-SP), apontando falta de ação do governo para conter o crescimento do desemprego no país.

Contraponto

Madre superiora

Na semana passada, Lula esteve em Planaltina, perto de Brasília, para inaugurar uma escola técnica. Ao chegar, percebeu que só o dormitório masculino estava pronto.
Virando-se para um grupo de garotas, o presidente prometeu que aquilo seria resolvido em breve. Sugeriu que uma comissão de pais fosse criada para decidir exatamente a localização do dormitório feminino. As meninas aplaudiram efusivamente. Animado com a repercussão, Lula acrescentou, em tom professoral:
-Vou propor também que coloquem arame farpado separando um dormitório do outro. E volto para me certificar de que vocês não estão fazendo arte!


Próximo Texto: Palocci põe culpa em Mattoso e espera STF de olho em 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.