São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após mortes em PE, sem-terra abandonam fazenda invadida

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOAQUIM DO MONTE (PE)

Integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que participaram do confronto que causou quatro mortes, sábado, em São Joaquim do Monte (PE), abandonaram a fazenda invadida.
A Folha esteve ontem no local. A cerca da fazenda Consulta foi parcialmente destruída. Há restos de fogueira e sujeira.
Uma das casas invadidas teve as paredes pichadas com a sigla do movimento. Os pontos onde os quatro seguranças foram mortos estão marcados por luvas deixadas por peritos.
"Foi tiro demais", disse um dos moradores da fazenda, José Manoel da Silva.
Dos quatro mortos, dois foram assassinados próximos à cerca. Outros três fugiram e, segundo Silva, foram perseguidos por motos. Um fugiu.
As vítimas foram identificadas como João Arnaldo da Silva, José Wedson da Silva, Rafael Erasmo da Silva e Wagner Luiz da Silva. Romero Severino da Silva, sem-terra, teria se ferido. É procurado pela polícia.
Até ontem, dois trabalhadores rurais haviam sido presos: Paulo Alves Cursino, 62, e Aluciano Ferreira dos Santos, 31, líder do grupo invasor. Nenhuma arma foi encontrada.
A Folha esteve também na fazenda Jabuticaba, onde os lavradores supostamente se abrigaram. O líder local, Manoel João da Silva, 49, negou e disse que nenhum sem-terra sob seu comando participou da ação. E acusou os seguranças mortos de também ameaçá-los.
A direção estadual do MST diz em nota que os acampados reagiram ao ataque dos seguranças. O movimento pede garantia de vida a acampados e desapropriação das fazendas.
A Promotoria Agrária do Ministério Público do Estado quer ajuda da Ouvidoria Agrária Nacional para evitar agravamento da situação. Procurado pela Folha, o superintendente do Incra em Recife, Abelardo Siqueira, não se manifestou. Os donos das fazendas não foram encontrados. (FÁBIO GUIBU)


Texto Anterior: MST de Rainha invade ao menos 11 áreas no Pontal
Próximo Texto: Lula distribui camisinhas na Sapucaí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.