São Paulo, Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO
De manhã, PSDB passa PMDB, que retoma posição à tarde
Troca de partidos continua e divide bancada aliada de FHC

da Sucursal de Brasília

A disputa dos partidos por novos filiados está provocando um efeito sanfona nas bancadas de apoio ao presidente Fernando Henrique Cardoso. A velocidade do troca-troca é tão rápida que, no início da manhã de ontem, o PSDB comemorava o título de segundo maior partido, depois de ter conseguido três novas filiações. No final da tarde, o PMDB recuperou a posição.
As filiações provocam divergências na base aliada, principalmente porque PSDB e PMDB estão buscando deputados nos menores partidos governistas: PPB e PTB.
No último levantamento divulgado pela Secretaria Geral da Mesa da Câmara, na noite de ontem, o PFL continuava em primeiro lugar, com 110 deputados. O PMDB tinha 99 e o PSDB, 98. O PTB, que elegeu 31 deputados, estava com 25. O PPB caiu de 60 parlamentares para 52 -está em quinto lugar, atrás do PT, com 60 deputados.
Os três últimos filiados ao PSDB foram a ex-peemedebista Lidia Quinan (GO), o ex-pepebista José Teles (SE) e Sérgio Reis (SE). Reis foi eleito pelo PMN, passou para o PSL e agora está no PSDB.
O PMDB conseguiu mais dois deputados com a saída de Wigberto Tartuce (PPB-DF) e de Jofran Frejat (PPB-DF), que assumiram cargos no governo do Distrito Federal. Nas suas vagas assumiram os suplentes Ricardo Noronha e Alberto Fraga, ambos do PMDB.


Texto Anterior: Janio de Freitas: ACM relido
Próximo Texto: FHC pedirá a Estados ajuste e privatização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.