São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propostas não deverão reduzir loteamento

DA REPORTAGEM LOCAL

As propostas da CPI dos Correios não vão coibir, na avaliação da Transparência Brasil, o fim do loteamento dos cargos públicos no país.
Uma das propostas de emenda constitucional (PEC) sugerida pela comissão parlamentar determina que o número de cargos de confiança na administração pública não pode ultrapassar 3% do total de cargos permanentes do Executivo.
"Mas o Executivo continua a nomear diretores e chefes. Quem opera as quadrilhas são os diretores e os chefes. Essa medida simplesmente vai reduzir a nomeação de bagrinhos, mas não reduz o loteamento político", diz Cláudio Weber Abramo, diretor-executivo da organização. A Transparência Brasil defende que diretores sejam do quadro de carreira e que só possam ser nomeados por concurso interno.
Para Abramo, outro problema da proposta, é que os parlamentares evitaram discutir a redução de cargos comissionados no Legislativo. "Por que um deputado federal pode nomear 15 pessoas para o gabinete?", questiona.
Mesmo elogiando as iniciativas da CPI, Abramo classifica algumas sugestões de "fim da picada". Ao tentar tornar mais transparente o mecanismo de licitação de agências de publicidade, por exemplo, os parlamentares defendem que seja vencedora a empresa que apresentar a "proposta mais vantajosa".
"Isso estimula corrupção. É julgamento é subjetivo", afirma. Esse esquema de contratação de agências de publicidade é tão viciado que, segundo Abramo, apenas uma "coincidência cósmica" explicaria porque todas as empresas que fizeram campanhas eleitorais são as vencedoras de licitações. Ele sugere algo mais radical: "Não deve ser licitado. Acabem com essa hipocrisia. Contrata quem quiser e aplica preços [do serviço prestado] conforme uma tabela".
Todas as propostas da CPI, afirma o diretor da Transparência Brasil, devem ser analisadas com cuidado e amplamente discutidas no Congresso e fora dele.


Texto Anterior: Parlamentares vão propor meios de evitar fraudes no poder público
Próximo Texto: Corrupção no governo/Entrevista: Especialista vê Lula protegido e corrupção do PT como tragédia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.