São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Cavalo de Tróia foi um ardil para vencer a guerra

DA REDAÇÃO

O termo cavalo-de-tróia se origina da mitologia grega. Ele refere-se uma armadilha imaginada por Ulisses para que os gregos conquistassem Tróia. A guerra, que já se arrastava há dez anos, foi provocada pelo rapto de Helena, mulher de Menelau, rei de Esparta, por Páris, filho do rei de Tróia.
Ulisses sugeriu a Agamenon, rei de Micenas e comandante dos gregos, que eles fingissem desistir da luta e deixassem diante da cidade um imenso cavalo de madeira, cheio de soldados ocultos -liderados pelo próprio Ulisses. O restante do exército embarcou na frota e viajou até uma ilha próxima. Os troianos, acreditando que os gregos tinham ido embora, acabaram levando o imenso cavalo para dentro das muralhas, apesar das advertências de Cassandra e Laocoonte.
Ao cair da noite, a frota grega retornou silenciosamente e um espião abriu o cavalo de madeira. Quando os troianos acordaram, os gregos já tinham invadido e incendiado a cidade. Dentre os poucos que escaparam de Tróia estava Enéias, filho de Anquises e da deusa Afrodite. Enéias estava destinado a alcançar a Itália, onde fundou uma nova e maior Tróia, a precursora de Roma.


Texto Anterior: Governo ameaça retaliar, mas adesão à CPI aumenta
Próximo Texto: Aldo relembra golpe e diz que há um "clima de 54" contra o governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.