São Paulo, domingo, 24 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NORDESTE

Agricultores saqueiam duas escolas na Paraíba

da Agência Folha

Duas escolas paraibanas foram saqueadas na noite de anteontem por cerca de 200 agricultores, segundo a PM, na cidade de Ibiara, (470 km a oeste de João Pessoa).
Nem a polícia nem a prefeitura souberam dizer a quantidade de mantimentos que foi levada pelos saqueadores.
A secretária municipal da Educação de Ibiara, Antônia Giselda Leite de Moura, disse que, na quarta-feira, a prefeitura havia comprado R$ 12 mil em mantimentos. "Distribuímos tudo para evitar conflitos. Os agricultores estão famintos", afirmou.
Não houve prisões ou casos de violência registrados, mas as escolas foram depredadas.
Portas, janelas e carteiras da escolas Renato Pinheiro Ramalho (municipal) e França Leite (estadual) foram quebradas. Segundo a PM, não havia grupos políticos incentivando o saque.
Os agricultores ainda ameaçaram invadir as escolas Ceci Badu de Souza e Padre Manoel Otaviano. Alguns comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos temendo saques.
A delegacia local estava fechada e foi chamado reforço da cidade de Conceição, próxima a Ibiara.
Os agricultores queriam receber os R$ 50 prometidos pelo governo estadual para os 550 escalados nas frentes de trabalho.
O prefeito da cidade, Manoel Ramalho Alencar (PDT), não estava em Ibiara na hora do saque.
Ele disse que manteve contatos com o governo do Estado e que recebeu a promessa de ter os recursos para o pagamento dos agricultores amanhã.
(RICARDO DOS SANTOS e ADELSON BARBOSA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.