São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Só falta você
Dirigentes petistas telefonaram para ACM no fim de semana a fim de sondar o pefelista sobre a possibilidade de ele apoiar Lula já no primeiro turno. O ex-senador disse que continuará oficialmente com Ciro, mas que pedirá publicamente voto a Lula caso haja segundo turno.

Direita bem-vinda
ACM afirma que votará em Lula no segundo turno se ele enfrentar Serra ou Garotinho. O cacique baiano prometeu ainda que seu grupo político -que pode eleger um governador, dois senadores e até 25 deputados- poderá dar apoio ao eventual governo petista.

Sinais
A coligação liderada por ACM fez uma carreata com cerca de 500 carros no último domingo em Salvador (BA). Muitas bandeiras e camisetas de Lula foram vistas entre os carlistas.

Guerra santa
Panfleto distribuído por evangélicos reclama que Brasília "está se transformando em um terreiro de candomblé", pois estátuas de orixás foram colocadas em um parque. Para mudar isso, diz o documento, só há uma solução: (eleger) Garotinho para presidente e Benedito Domingos (PPB-DF) para governador.

Fora do ar
Além de não ter surtido o efeito esperado, a estratégia de atacar Lula pesadamente no horário eleitoral gerou um temor no comitê de Serra: e se o petista obtiver direito de resposta e tirar o presidenciável da TV bem na reta final da campanha?

Efeito Lalau
Maria Aparecida Pellegrina, nova presidente do TRT-SP, procurará hoje Marco Aurélio (STF) e Francisco Fausto (TST) a fim de entregar a eles um documento com diagnóstico nada animador sobre as condições dos fóruns de SP. Pedirá apoio para a liberação de recursos para a obra do Fórum Trabalhista.

Esquadrilha do pó
A Polícia Federal reteve neste mês e está inspecionando 230 aviões suspeitos de estarem sendo usados pelo narcotráfico no Norte do país. Com autorizações judiciais, todos estão sendo examinados com um espectrômetro que consegue detectar vestígios de cocaína.

Força aérea
Dos 40 primeiros aviões investigados, 18 tinham traços de cocaína e foram apreendidos pela PF. Os proprietários serão processados criminalmente. O trabalho integra a Operação Cobra, que combate o tráfico na fronteira entre Brasil e Colômbia.

Nos tribunais
A 2ª Vara Federal do DF determinou a Ciro que explique a acusação de que há "corrupção generalizada" no Ministério da Saúde, feita durante o debate dos candidatos na TV Record. Após ser notificado, ele terá 48 horas para responder.

Futuro próximo
Desanimado com o desempenho de Ciro na campanha, o PTB já agendou reunião para o dia 8 de outubro, em Brasília, a fim de discutir qual posição adotará no caso de haver segundo turno na eleição presidencial.

Enigma
De Márcio França (PSB), coordenador da campanha de Anthony Garotinho, sobre Lula: "Ninguém mais sabe quem é e o que pensa o candidato do PT".

Esforço televisivo
O apresentador Ratinho, que tem pedido voto para Antônio Cabrera no horário eleitoral, também vai fazer campanha de rua. Participará hoje em Rio Preto de carreata do candidato do PTB ao governo paulista.

Visita à Folha
O deputado federal Celso Russomanno (PPB-SP) visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

De Horácio Lafer Piva, presidente da Fiesp, sobre a disparada do dólar em razão do suposto efeito Lula (PT):
- Não tem sentido esse grau de tensão. Lula não deu nenhuma indicação sobre ruptura de contratos, ao contrário. Ele sabe muito bem que vai ter de respeitar o mercado e que o país de hoje não é o de 1994. O que está acontecendo com o dólar é uma insanidade.

CONTRAPONTO

Fumaça eleitoral

Fumante desde a adolescência, o candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, costuma colocar entre suas prioridades pessoais abandonar o vício.
Atualmente, o presidenciável fuma, em média, um maço de cigarros por dia. Já chegou a consumir três por dia.
Preocupado com a imagem, o ex-ministro da Fazenda faz questão de nunca se deixar fotografar ou filmar fumando.
Há cerca de dez dias, Ciro participou com correligionários de uma caminhada no Mercado Municipal de São Paulo.
Enquanto percorria as barracas, o candidato avistou uma eleitora que segurava um cigarro. Ciro não teve dúvida. Aproximou-se da eleitora e, tentando ser simpático, sugeriu:
- Vamos abandonar o cigarros juntos?
A eleitora retrucou na hora:
- Eu não. Estou muito feliz assim.



Próximo Texto: Governo: "Não aceitamos um falso nacionalismo", afirma FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.