São Paulo, terça-feira, 24 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Tucano segue em 2º, Lula lidera e Garotinho sobe, mostra pesquisa por telefone

Serra perde pontos em ranking do melhor na TV

RENATO FRANZINI
DA REDAÇÃO

Na semana em que intensificou os ataques ao PT, o candidato José Serra (PSDB) perdeu pontos em ranking elaborado pelo Datafolha de qual candidato está fazendo a melhor propaganda no horário eleitoral gratuito na TV. No período, o único a ganhar pontos foi Anthony Garotinho (PSB).
O ranking faz parte do rastreamento eleitoral do Datafolha, uma série de pesquisas feitas por telefone para medir a opinião dos cerca de 54% dos eleitores brasileiros que têm o aparelho em casa.
Após pesquisa concluída anteontem, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em primeiro no ranking. É considerado o melhor na TV por 36% dos entrevistados -uma semana antes, era tido como o melhor por 34%.
No período, Serra caiu de 24% para 20%, e Ciro Gomes (PPS) ficou com 7%; Garotinho subiu de 6% para 10% e tende a se isolar em terceiro no ranking. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Numa comparação com as intenções de voto nos candidatos, verifica-se que as duas curvas -de melhor na TV e de intenção de voto- têm tendências semelhantes.
Ou seja, quando um candidato melhora na TV, tende a melhorar sua taxa de intenção de votos.
No caso de Garotinho, sua melhora na TV não teve influência até aqui em seu desempenho nas intenções de voto. A pesquisa do domingo mostrou, inclusive, que sua tendência de alta nas intenções de voto parou.
Com as pesquisas desta semana, será possível ver se Garotinho consegue aproveitar o bom momento de sua imagem na TV e subir nas intenções de voto.



Texto Anterior: Empresários vêem com reserva apoio a petista
Próximo Texto: No Ar - Nelson de Sá: Café-com-leite
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.