São Paulo, sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA E PODER

Presidente disse ter sentido falta de perguntas "mais duras" durante coletiva; entrevistadores concordam

Jornalistas foram pouco críticos, diz Lula

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que esperava perguntas mais "duras" e "polêmicas" dos jornalistas que participaram de entrevista coletiva.
Destacou, porém, o fato de nenhum deles ter sido impedido pelo governo de fazer questionamentos sobre determinado assunto. "Vocês vieram de alma aberta e não foram constrangidos por ninguém dizendo que deveria fazer essa ou aquela pergunta. Vocês perguntaram o que quiseram e como quiseram", afirmou.
No final, pediu mais dureza numa próxima entrevista. "Espero que tirem lições dessa nossa conversa e que na outra vocês possam ser um pouco mais duros com o presidente", disse, ao final.
Ontem, Lula disse aos jornalistas que está pronto para debater qualquer tema, pois, com isso, o governo ganha a "confiança" da imprensa e a "credibilidade" da sociedade. "Agora estejam certos de uma coisa: de minha parte não haverá em nenhum momento qualquer informação e qualquer tema que não possa ser debatido. Eu pensei que vocês iriam entrar em temas polêmicos, não entraram, nas coisas mais polêmicas que deram briga nesses dias, mas eu estou disposto a debater qualquer tema. Para mim não tem tema proibido. Não tem tema que não possa ser discutido."
A entrevista coletiva, marcada para as 8h, começou cinco minutos depois. Participaram 13 jornalistas de diferentes emissoras de rádio do país. Antes da entrevista, transmitida ao vivo, Lula ganhou presentes dos representantes das emissoras, como bebidas e CDs de músicas típicas de cada região.
Desde sua posse, essa foi a segunda entrevista coletiva concedida por Lula a emissoras de rádio. Para a imprensa escrita, o presidente já deu entrevistas sobre temas específicos, mas não uma coletiva formal no Brasil.
Ao final da coletiva, Lula sugeriu ao secretário de Imprensa da Presidência, Ricardo Kotscho, que organize semanalmente uma entrevista com jornalistas. (EDS E JD)


Texto Anterior: Lula se desculpa por pedir votos para reeleger Marta
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.