São Paulo, quinta-feira, 24 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNBB quer priorizar combate à fome

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou ontem uma carta pedindo aos candidatos eleitos para cargos executivos e legislativos que reafirmem seus compromissos para combater a fome e a miséria.
A entidade pretende iniciar um mutirão contra a fome e sugere na carta que os governantes "convoquem a nação para participar".
Dom Luciano Mendes de Almeida, presidente da Comissão de Superação da Fome e da Miséria, disse que, após as disputas eleitorais terminarem, todos os políticos devem se unir em torno de um projeto comum -a erradicação da fome.

Governo Lula
"O Brasil tem que caminhar unido. Se não houver união, fica tudo como está", disse.
Quanto à expectativa de que em um eventual governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva o combate à fome seja prioridade, dom Luciano disse que ninguém resolve nada sozinho e que só um mutirão, com a colaboração de todos, resolverá a situação. "Espero que nosso presidente seja capaz de levar adiante esse mutirão contra a fome", declarou.
A CNBB quer que haja uma cooperação entre os governos federal, estaduais e municipais para acabar com a fome da mesma forma como ocorreu há alguns anos com a Pastoral da Criança e que obteve bons resultados.

Lei
Na carta, a entidade também pede uma lei orgânica e um sistema de acompanhamento alimentar e nutricional, construção de reservatórios de água para a população do semi-árido, demarcação de terras indígenas, reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar e oferta de oportunidade de trabalho.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Planejamento terá mais status que Fazenda, com PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.