São Paulo, domingo, 24 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 7 anos, PT se reergue com Coser em Vitória

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Sete anos depois de uma desastrada relação entre partido e governo no Espírito Santo, com ampla repercussão na direção nacional, o PT está conseguindo se erguer novamente no Estado com o desempenho eleitoral do ex-deputado federal João Coser à Prefeitura de Vitória, justamente ele, que foi um dos petistas que se opuseram às "mudanças conceituais" do então governador petista Vitor Buaiz.
Em 1994, Buaiz, que fora prefeito de Vitória pelo PT (1989-1992), se elegeu governador capixaba. Foi a consagração do PT nacional, que, pela primeira vez, elegia dois governadores -além de Buaiz, Cristovam Buarque se elegera no Distrito Federal.
Mas a lua-de-mel entre PT e governo do Espírito Santo durou quase nada. Ao tomar posse, Buaiz viu a encrenca em que estava, com quase toda a receita para pagar o funcionalismo. A oposição petista ao governador foi ferrenha, e Buaiz foi a julgamento pela direção nacional do PT.
As ações administrativas de Buaiz que desencadearam a crise eram fichinhas em relação ao que faz o PT no governo federal.
"Nós estamos em um processo de recuperação da nossa própria imagem. O PT já elegeu três prefeitos no interior, não tínhamos nenhum; podemos eleger agora em Cariacica e em Vitória. Do ponto de vista eleitoral, é um momento rico para o PT", disse Coser, que vê mais "maturidade" dos petistas capixabas e menos "visão sectária". (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Fortaleza: Luizianne segue com vantagem sobre Moroni
Próximo Texto: Palácio em reforma: "Padrinhos" do Alvorada devem ao governo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.