São Paulo, segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carvalho diz que recebeu apoio do presidente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Elo mais próximo do Planalto com o caso Santo André, o chefe-de-gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, diz que não quer "atrapalhar" o governo petista e diz receber o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a acareação que fará nesta quarta-feira com os irmãos do prefeito Celso Daniel, assassinado em 2002.
"O presidente tem me repetido apenas uma coisa: que eu vá tranqüilo [à acareação]. Isso pra mim já é mais do que suficiente."
Carvalho diz que, às vésperas de ficar frente a frente com os que o acusam de intermediar com o PT um esquema de propina na prefeitura da cidade, a imagem de Celso Daniel é o que mais o preocupa. À época do assassinato, ele era Secretário de Governo de Santo André.
Nesta quarta-feira, o chefe-de-gabinete de Lula participará na CPI dos Bingos do Senado de acareação com João Francisco e Bruno José Daniel. Os irmãos do prefeito afirmam ter ouvido de Carvalho que havia arrecadação de propina em Santo André para abastecer caixas de campanhas petistas.
Carvalho nega as acusações e diz que não precisa de preparação especial para a acareação. "Não vou preparado para um circo. Vou tranqüilo para colocar a minha versão."
Por conta da ligação com o caso Santo André, Carvalho pôs seu cargo à disposição de Lula, mas recebeu do presidente o incentivo para ficar na função. A promotoria de São Paulo sustenta que o assassinato do prefeito está ligado ao suposto esquema de propina na cidade.
Nos últimos dias, veio à tona a possibilidade de o Planalto acionar via STF (Supremo Tribunal Federal) a CPI dos Bingos por conta de seu suposto desvio de foco.
"Apesar de existir essas conversas de que o Legislativo poderia ir ao STF contra a CPI, eu volto a dizer que nunca pedi isso. Até vejo a CPI tratando de temas que fogem de seu foco, mas não tenho de discutir isso. Estou convocado para quarta-feira e vou tranqüilo e com o coração aberto."
(EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Acareação sobre Celso Daniel deixa Planalto no foco de CPI
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Conexão tucana: CPI pode convocar Azeredo, afirma relator
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.